É relevante a criança ter contato com a língua estrangeira o mais cedo possível, pois a criança que interage com as duas línguas está adquirindo-as simultaneamente, tanto a língua materna quanto a língua estrangeira. A aquisição de uma segunda língua acontece em um ambiente natural, sem instruções formais, ou seja, a criança tem a oportunidade de interagir com falantes da língua alvo com uma razoável frequência. Isso é o que acontece no processo de aquisição do inglês na Educação Infantil, quando não há uma situação de aprendizagem formal, com o estabelecimento de regras, correção de erros, no qual os aspectos gramaticais são abordados pelo professor.
Alguns autores como Assis-Peterson e Gonçalves (2000/2001) defendem que o ensino de língua estrangeira para crianças seja viável, como por exemplo, a hipótese do período crítico, que estabelece que há um período fixo de até, aproximadamente, 10 anos de idade, durante o qual o aprendizado de uma segunda língua ocorre naturalmente.
Fazendo link com a neurolinguística, Gréve e Passel (1975, p. 124-125) citam o neurólogo Wilder Penfield, que é totalmente favorável ao ensino de línguas estrangeiras na infância, fase, segundo ele, na qual a criança é perita em adquirir a fala, sendo capaz de aprender até três línguas tão facilmente quanto uma só – fato que se deve a plasticidade do cérebro. Esse mesmo autor alega ainda que, após a infância, o cérebro se torna progressivamente mais rígido, dificultando a aquisição de línguas.
A aprendizagem de uma língua na infância é um processo inevitável; a aprendizagem de uma segunda língua é uma realização especial.
• INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Na Educação Infantil, o aluno adquire familiaridade com a Língua Inglesa, estruturando-a, adquirindo a compreensão oral e até necessária para o acompanhamento das aulas. Entretanto, nesse primeiro momento, o aluno está imerso num ambiente de muita diversão, onde através de brincadeiras, dança, música e afetividade, ele desenvolve uma habilidade prático-funcional acerca da língua falada, não há ênfase na parte escrita e sim a valorização do ato comunicativo.
A proposta pedagógica do Bilíngue desenvolve o processo de aquisição do inglês como segunda língua, levando em consideração algumas áreas específicas do conhecimento relacionadas a atividades que contemplam movimento, música, dança, as linguagens oral e visual, além de muita afetividade. As aulas de inglês têm 40 minutos de duração e acontecem diariamente. Abaixo, as áreas do conhecimento abordadas durante as aulas de inglês:
· Art Class: os alunos registram e desenham utilizando papéis, lápis, hidrocor, lápis de cor e giz de cera. Neste momento, utilizamos palavras, cartões de sentenças, fichas de perguntas, fichas de vocabulários e flashcards.
· Games Class: trabalhamos com diversos jogos, a fim de que os alunos compartilhem, pensem, brinquem e negociem.
· Listening Class: os alunos ouvem histórias contadas pela professora e CDs de áudio contendo o vocabulário e o conteúdo que está sendo desenvolvido, a fim de que reconheçam sonoramente o que está sendo trabalhado. Durante essas aulas, trabalhamos com imagens e sons.
· Math Class: nestas aulas, os alunos aprendem a lidar com o mundo dos números, a reconhecê-los através de brincadeiras e jogos que estimulam a capacidade lógica.
· Conversation Class: as aulas de conversação treinam a oralidade de forma lúdica e espontânea, abordando assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos.